Assim vai a Optimus

Fevereiro 8, 2008 Vice

Como decerto devem saber, a Optimus é uma empresa do grande Grupo Sonae, de Belmiro de Azevedo. No entanto aquela empresa, de grande só deve ter a incompetência, pois se não estivesse coberta pela Sonae concerteza já se teria finado.

Passo a explicar.

Possuo um número Optimus (plano empresarial) e porque o cartão por um qualquer motivo avariou, tive a necessidade de solicitar um novo cartão. Como na zona onde moro não existe loja Optimus, dirigi-me a um balcão da Worten Mobile tendo a funcionária desta loja, na minha presença, telefonado para a Optimus e solicitado o envio do referido cartão. Informou-me que dentro de três dias úteis o receberia na minha morada.

Oito dias depois (6 de Novembro), e por nada ter recebido, contactei a linha de apoio da Optimus - através de um número de telefone que possuo de uma empresa da concorrência -, tendo sido informado de que não havia nenhum registo de um pedido meu!
Fiquei desagradado mas concordei em receber então o cartão que rápidamente me iriam enviar através de 'correio azul'.

Supostamente deveria ter chegado no dia seguinte mas decidi aguardar até Quinta-feira, 8 de Novembro, dia em que, uma vez mais, nada se passou.
Assim lá tive de ligar novamente para os ditos senhores, explicar mais uma vez a situação e acabar por saber que... não havia nenhum pedido meu a solicitar envio de cartão!

Palavra de honra que pensei que estavam a gozar com a minha pessoa. Recusei-me a acreditar.
Estupidamente lá fui na cantiga, outra vez, do correio azul.
Como já devem adivinhar, acabei por nada receber.

Em 13 de Novembro, já saturado de tanta incompetência conjuntamente com tanta mentira à mistura, e tendo já gasto mais de 10 euros em chamadas para estes senhores, decidi efectuar uma última tentativa, pelo que liguei novamente para o apoio ao cliente.
Depois de um período de espera e de mais uns trocos gastos, o senhor que me atendeu lá me deu a informação de que o cartão me tinha sido enviado em 28 de Outubro!

Bem, este rapaz nem é do tipo de dizer palavrões quando se irrita com estas coisas, e também não os disse, mas vontade não me faltou.
Então estes energúmenos, estes incompetentes, vêem-me dizer que me enviaram o cartão precisamente no dia em que eu o fui solicitar pela primeira vez ao balcão da Worten Mobile?

Claro que o senhor que estava do outro lado da linha já não sabia o que dizer. Depois lá anuíu e confirmou que de facto aquela data era a do pedido inicial mas que... se eu quisesse aguardar um pouco...
Era bom! Não bastava já a pipa de massa gasta para nada e ainda me queria sonegar mais.

Estão a ver aqueles programas de TV em que algumas pessoas são 'apanhadas' sem o saberem? Pois pensei que era uma delas!

Neste mesmo dia decidi enviar um email à Optimus relatando toda esta triste história e agradecer-lhes a falta de consideração tida para com um cliente seu.

Evidentemente que, se quis um cartão, tive de andar cerca de 90 quilómetros para o ir buscar a uma loja Optimus. Foi em 17 de Novembro. E claro, tive de o pagar. Neste sentido tudo bem, até me disseram que me seria creditado em factura posterior.
Até hoje.

Entretanto, em jeito científico e de forma a verificar se alguma coisa funcionava naquela empresa, decidi deixar passar a data limite para pagamento da factura relativa àquele mês (28-11-2007).

Precisamente no dia seguinte, 29 de Novembro, recebi dois SMS a lembrar-me que tinha uma factura não paga vencida no dia anterior. E poucos dias depois recebi uma carta, datada também de 29 de Novembro, a informar-me que devia regularizar a situação.

Espantoso! Afinal alguns serviços funcionavam na perfeição. Pena é não terem também funcionado no sentido inverso.

A referida factura foi regularizada em 3 de Dezembro, como não poderia deixar de ser.

Curiosamente, no passado mês de Janeiro recebi um SMS a alertar-me para o pagamento não realizado da factura referente àquele mês. Como calculam fiquei tremendamente desapontado. Não porque não tivesse sido paga pois na verdade foi paga dentro do prazo, mas sim pelo SMS recebido.

Das duas uma: Ou a Optimus ficou com um trauma, ou o serviço de alertas ao não pagamento é feito no automático e, a ser assim, afinal ali nada funciona!