Atenção à nova Lira Turca

Fevereiro 7, 2008 Vice

Desde dia 1 de Janeiro de 2007, a Turquia tem uma nova moeda, a "nova lira turca" (Yeni Turk Lirasi), que substitui a lira antiga bastante desvalorizada e pela qual tiraram não menos de 6 zeros.

Quando se olha para a nova lira, nota-se logo que se parece estranhamente com a nossa moeda de 2 euros. Se comparar estas duas moedas, constata-se que têm exactamente a mesma aparência (uma parte de cobre central rodeado por uma parte de niquel), tendo sensivelmente o mesmo tamanho.

A face da moeda tem, como muitos euros, uma cabeça desenhada (neste caso trata-se de Ataturk, como a dos euros mostrando o rei de Espanha, o rei da Bélgica…). A única diferença é que no lugar de ter inscrito o número 2 (2 euros) tem o número 1, o qual é semelhante no desenho ao das moedas de 1 euro.

Esta lira turca é uma imitaçao jurídicamente inatacável da moeda de 2 euros. Ela vale apenas 0,4 euro (e na Europa não tem qualquer validade, ou seja não vale mesmo nada). Apenas permite dar troco, fazendo assim lucros substanciais.

Estejam por isso atentos, e verifiquem bem se as vossas moedas de 2 euros não se tratam de liras turcas, porque as ditas já começaram a circular.